
Significado da tulipa

As tulipas são flores muito populares, contém perto de 150 espécies em diversas cores, tamanhos e formas que podem variar umpouco, no entanto, a mais popular de todas é a vermelha.
Ainda que sua origem remonte aos paÃses do oriente médio e seu nome tenha origem de um vocábulo turco que quer dizer turbante, foi na Holanda, onde chegou no século XVII, que ela atingiu seu verdadeiro auge tornando-se a flor sÃmbolo do paÃs.
Esta formosa e elegante flor, nesta cor simboliza o amor verdadeiro.
Tecendo uma analogia
Quando iniciamos o processo de criação da linha de produtos da Rede Ideia, decidimos aproveitar algo que estivesse ligado com a história da entidade e com a formação da Rede. Questionando o porquê do logotipo da Rede Ideia ser uma tulipa, descobrimos que o recurso inicial que possibilitou o desenvolvimento do trabalho da AVESOL com grupos de geração de renda foi oriundo da Holanda.
Mais tarde, estes primeiros grupos assessorados pela AVESOL formaram uma rede de empreendimentos solidários a qual chamaram de Ideia e fizeram da Tulipa a sua logomarca. Portanto, constatamos que a semelhança e a simbologia entre a tulipa e os grupos da Rede Ideia é bem mais profunda do que se possa imaginar.
A variedade de espécies e cores caracterizam a diversidade do artesanato indÃgena, étnico, rural, tradicional, chegando até o artesanato contemporâneo, à mistura de vários materiais, cores e texturas, incorporando elementos das diversas culturas e habilidades manuais que fazem parte da cultura e do modo de vida das diferentes etnias que caracterizam o povo gaúcho.
A transformação dos diversos materiais e técnicas experimentadas com criatividade e gosto pelo fazer, a elegância e a formosura da tulipa simbolizam toda a sÃntese de criação e elaboração de novos produtos feitos do reaproveitamento de materiais muitas vezes descartados, dando sobrevida, novo significado e valor.
O amor verdadeiro, relacionado à cor vermelha, representa a verdadeira dedicação do artesão que coloca todo o seu amor e talento quando se funde com inspiração, ideias e materiais.
Buscando um pouco mais, chegamos à imponência da tulipa que comparamos à garra e à persistência que o artesão impõe em sua trajetória de vida, bem como a verticalidade do caule que nos leva à linha ascendente da própria espiritualidade que conduz à vontade de seguir em frente.
O verde das folhas, cor sÃmbolo da natureza, emana equilÃbrio, esperança e harmonia, também estando associado à autoestima, à regeneração e ao renascimento na primavera.